Escola unitária





10 abr. 1999



Sou professora de Filosofia da Educação da UFMG e venho estudando, há alguns anos, a questão da escola no pensamento gramsciano. Na minha tese de doutorado, "A concepção gramsciana do Estado e o debate sobre a escola" (1992), procuro aprofundar o exame da proposta de Gramsci sobre a "escola unitária", tema que se mostra ainda pouco claro na literatura educacional brasileira. Esse tema tem sido objeto de minhas reflexões nos cursos que ofereço no Programa de Pós-Graduação da FAE-UFMG.
Venho também coordenando pesquisas sobre a escola profissional no Brasil, particularmente depois dos recentes estímulos à formação profissional do trabalhador, apoiados em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Interessa-me, particularmente, conhecer formas de aggiornamento do pensamento gramsciano sobre o problema da dualidade escolar.
Meu objetivo, ao entrar em contato com a organização a que vc está ligado, é o de podermos trocar mais idéias sobre o assunto, identificando formas de dar mais divulgação aos trabalhos produzidos na área de educação, à qual estou vinculada.
Além disso, venho também procurando identificar como poderíamos relacionar as reflexões de Gramsci sobre a sociedade civil a problemas tão atuais e cruciais para o mundo hoje, como a questão do meio ambiente, sua preservação, qualidade de vida, etc., que possam produzir materiais que se insiram numa perspectiva de Educação ambiental, novo programa de pós-graduação que está sendo criado na UFMG e do qual deverei participar.
Enfim, essas são apenas algumas questões para darmos início à troca de idéias neste campo.

Rosemary Dore Soares