Retrato em branco e preto






11 out. 2000



É um prazer imenso saber que iniciativas estão sendo criadas como canais que podem vir a reacender os estudos gramscianos. Os senhores estão de parabéns!
Gostei demais da foto de Gramsci que foi usada no site. Gostaria de saber se haveria possibilidade de eu obter o arquivo com essa foto, pois estou utilizando uma parte de meu tempo como professora/pesquisadora aposentada (pela UFSCar), para aprender a pintar rostos a óleo. Uma das formas de fazer isso é basear-me em fotos que me permitam visualizar, com certa evidência, a relação entre luz e sombra que dão as características peculiares de cada rosto. Eu ainda não tinha encontrado uma foto de Gramsci que me fornecesse mais precisamente essa relação.
Caso queiram e consigam um tempinho para dar uma olhada no meu trabalho, abram o meu site (www.betinha.oliveira.com), que embora esteja desatualizado, já dá para se ter uma idéia do que venho aprendendo.
Conseguir esse arquivo da foto de Gramsci seria, para mim, não só um incentivo ao meu aprendizado, mas também um presente precioso.
Desde já lhes agradeço muito,

Betty Oliveira