Promovido pelo Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marília e pelo Grupo de Pesquisa "Cultura e Política do Mundo do Trabalho", será realizado em Marília, em 13 e 14 de setembro, o seminário internacional "Gramsci: de L'Ordine Nuovo à Nova Ordem Mundial".
O eixo do seminário acontecerá em torno do livro de Giorgio Baratta, Le Rose e i Quaderni, ainda inédito em português. De Giorgio Baratta, professor da Universidade de Urbino, também serão apresentados o filme Nova Iorque e o mistério de Nápoles: viagem ao mundo de Gramsci e a peça de teatro Gramsci e sua sombra.
Entre os debatedores e conferencistas, encontram-se, além do próprio professor italiano, Edmundo Fernandes Dias, Marcos del Roio, Antonio Carlos Mazzeo, Gildo Marçal Brandão, Giovanni Alves, Tullo Vigevani e Carlos Eduardo Jordão.
Informações mais detalhadas, inclusive a possibilidade de hospedagem em Marília, podem ser obtidas com o organizador do evento, Marcos Tadeu del Roio.