O Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) da UFPB vai promover, entre 8 e 12 de março, no campus de João Pessoa, o seminário Sudene e projeto nacional - Um outro Nordeste para um outro Brasil, que vai debater a recriação da Sudene. O foco é o processo histórico da atuação do órgão, especialmente as repercussões econômicas e sociais, objetivando o esclarecimento do contexto atual do processo de regionalização brasileiro e seus impactos sobre o Nordeste.
A solenidade de abertura acontecerá às 9h do dia 8, no auditório da Reitoria, seguindo-se debate sobre “Sudene e projeto nacional de desenvolvimento”, cujo expositor será o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. À tarde, a partir das 14h30, o debate será sobre “Mundialização e Estado-nação: os dilemas do desenvolvimento nacional e regional”, tendo como expositores os professores Wilson Cano, da Unicamp, e Francisco de Oliveira, da USP.
Na terça-feira, dia 9, ainda no auditório da Reitoria, a partir das 9h, será debatido o tema “Modernização e Estado no Nordeste”. Inaiá Carvalho (UFBA), Manoel Domingos (UFC) e Iná Elias de Castro (UFRJ) serão os expositores. O segundo debate do dia será realizado às 19h e vai abordar o tema “O problema agrário no Nordeste”, com os expositores Jaime Amorin (MST) e Emília de Rodat (UFPB).
”A experiência do planejamento regional (1959-1990)” será o tema debatido às 9h da quarta-feira, dia 10, no auditório da Reitoria, tendo como expositores Jorge Jatobá (FGV) e Gustavo Maia Gomes (UFPE). Às 14h, o debate será sobre “Dilemas econômicos do Nordeste no início do século XXI”, pelos expositores Jean Bitoun (UFPE), Ronald Queiroz (Sebrae) e Rômulo Polari (UFPB). À noite, a partir das 19h, serão debatidos os “Problemas e potencialidades das regiões metropolitanas”, por Norma Lacerda (UFPE) e José Arlindo Soares (UFPB).
Outros três temas serão debatidos na quinta-feira, dia 11. Às 9h, Antônio Rocha Magalhães (Banco Mundial), Clóvis Cavalcanti (Fundaj) e Flávio Lúcio Vieira (UFPB) vão debater “A Experiência do planejamento regional na década de 90”. Às 14h, o debate versará sobre “Problemas e potencialidades do Semi-árido”. Serão expositores Otamar de Carvalho (BNB), Cláudio Egler (UFRJ) e Fernando Patriota (UFPB). O debate da noite, a partir das 19h, será sobre “Desenvolvimento regional x desenvolvimento local: contradições e complementaridades”, pelos expositores Carlos Brandão (Unicamp), Sérgio Buarque (UFPE) e Marcus Antônio Guedes (Sebrae).
Na sexta-feira, último dia do seminário, a partir das 9h, Tânia Bacelar (UFPE/SPR/MP), o deputado federal Zezeu Ribeiro (PT-BA), Zenóbio Vasconcelos (Adene) e o relator do projeto de lei que recria a Sudene vão debater “Os desafios da nova Sudene”. O evento será encerrado à tarde, no auditório da Reitoria, com uma homenagem especial a Manuel Correio da Andrade, com uma mesa redonda sobre “A terra e o homem do Nordeste - 40 anos”.
Informações podem ser obtidas em www.ndihr.ufpb.br, pelo telefone (83) 216.7159 ou pelo endereço eletrônico ndhir@reitoria.ufpb.br.