A necessidade de uma maior interferência do pensamento gramsciano na sociedade baiana nos estimulou, após dois anos de reuniões, a fundar no começo deste ano o Núcleo de Estudos Sobre Gramsci - NEG/Bahia. Entidade autônoma e sem fins lucrativos, o NEG tem como principais objetivos promover a pesquisa, o debate e o acompanhamento acadêmico, visando não só facilitar a produção científica dos estudantes, mas ampliar suas relações com as comunidades carentes, através da integração entre a cultura e a educação.
O NEG tem como prioridade contribuir para a formação de homens e mulheres comprometidos com a cidadania, exercitando o sentimento e a prática coletiva, tendo em vista a construção de uma relação justa entre indivíduo e sociedade, que, para Gramsci, só acontece através do processo educacional.
Almejamos contribuir para um debate permanente sobre as idéias de Gramsci, as quais, junto com outros valores, serão de grande importância para a criação e organização de uma nova concepção de vida. E sempre buscaremos parceiros com firme compromisso social, como é o caso da Universidade Federal da Bahia e várias entidades da sociedade civil.

Marcos Dattoli
Coordenador Geral NEG/Ba